Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de outubro de 2010

12 de Outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida

No ano de 1717, alguns pescadores estavam pescando no Rio Paraíba, porém todas as vezes que lançavam as redes, as mesmas voltava vazias. Até que em uma das vezes veio nas redes a imagem de uma santa sem a cabeça, jogando as redes novamente, eis que aparece dessa vez a cabeça da mesma santa e as redes, que antes vinham vazias, passaram a voltar repletas de peixes (Este foi o primeiro milagre da santa). Após limparem a imgaem, perceberam que se tratava da imagem de Nossa Senhora da Conceição, porém de cor escura. Passaram a chamá-la de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
Durante 15 anos, a imagem ficou na casa de um dos pescadores, Felipe Pedroso, e passou a ser alvo de orações da comunidade. A devoção foi se espalhando e os milagres se multiplicando. Em meados de 1734 o vigário de Guaratinguetá mandou que se construísse uma igreja no alto do Morro dos Coqueiros para abrigar aos fiéis que era cada vez maior. Em 1834 começo-se a construção da Basílica Velha . Em 06 de novembro de 1888, a princesa Isabel visitou pela segunda vez a basílica e deixou para a santa uma coroa de ouro cravejada de diamantes e rubis, juntamente com o manto azul. Em 8 de setembro de 1904 foi realizada a solene coroação da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e, em 1930, o papa Pio XI decreta-a padroeira do Brasil, declaração esta reafirmada, em 1931, pelo presidente Getúlio Vargas.  O Papa Paulo VI ofertou à santa uma rosa de ouro, símbolo de amor e confiança pelas inúmeras bênçãos e graças por ela concedidas.
A atual Basílica foi consagrada pelo Papa João Paulo II em 1980, em sua primeira visita ao Brasil.Se quiser saber mais detalhes sobre a Basílica e sua programação, visite o site www.santuarionacional.com.br, no qual também é possível acender uma vela virtual. 
Comente aqui as graças alcançadas em sua vida através da intercessão de Nossa Senhora Aparecida, padroeira de nosso imenso e belo país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário